sexta-feira, 17 de junho de 2011

Foco Cultural - Cumprimentos ao Redor do Mundo

Este post trata-se de uma curiosidade minha e que adoraria compartilhar com vocês!

Conforme nos distanciamos de nosso círculo de vivência, passamos a observar, com curiosidade, o quão diferente pode ser a cultura de outro país. Focando, por exemplo, as diferentes formas de cumprimentar as pessoas ao Redor do Mundo, destaco 7 que são, no mínimo, interessantes:

Nova Zelândia
Neste país, há uma tribo nativa conhecida como Maori. Os Maori, quando encontram alguém pela primeira vez, utilizam o Hongi para cumprimentar. É assim: eles colocam a mão esquerda no ombro da outra pessoa e apertam as mãos, enquanto inclinam-se para frente e tocam seus narizes e testas por alguns segundos. Esse gesto representa, além da respiração do mesmo ar, a união das mentes.

Tailândia
Na Tailândia, as pessoas cumprimentam-se através do Wai. A forma que o Wai é feito demonstra que tipo de relacionamento possuem com as pessoas que estão cumprimentando.
Para cumprimentar os amigos, os tailandeses juntam as mãos, com as pontas dos dedos voltadas para cima, em frente ao peito; pois, para eles, representa um gesto de igualdade.
Quando trata-se de pessoas de respeito como pessoas idosas, por exemplo, eles posicionam suas mãos unidas em frente à testa.
No entanto, se a pessoa for realmente muito importante e respeitada, eles ajoelham-se, reverenciam e unem suas mãos em frente à testa. 
Ah! E não ouse colocar suas mãos abaixo da cabeça, pois é considerado um insulto para os Tailandeses!

Algumas tribos Africanas do Leste
Essas tribos cumprimentam-se cuspindo (não de verdade, que fique bem claro!) nos pés da outra pessoa. 

Rússia
Os russos apertam as mãos firmemente, logo em seguida, abraçam a outra pessoa bem apertado (abraço de urso) e beijam, alternando as bochechas, 2 ou 3 vezes. 

Japão
Os japoneses, quando encontram-se, reverenciam. Assim como o Wai dos tailandeses, a forma que os japoneses reverenciam demonstra o tipo de relacionamento e a situação em que se encontram. Por exemplo, em situações formais, diante de pessoas de respeito, eles curvam-se, em ângulo de 45° em relação à cintura, com os olhos voltados para o chão. Ah! Quanto mais tempo eles permanecem, nessa posição,  mais respeitável é a pessoa. Já em situações semi-informais, diante de alguém que eles encontram pela primeira vez, os japoneses reverenciam em ângulo de 15° em relação à cintura. Diante de amigos, por exemplo, os japoneses olham-se e reverenciam somente com a cabeça.

Polinésia 
Na Polinésia, os homens cumprimentam-se, mutuamente, com um abraço e com o roçar de nariz no ombro.

Malásia  
Na Malásia, os Malays esticam suas mãos e tocam as pontas dos dedos da outra pessoa. Depois eles trazem suas mãos para o coração num gesto lindo que significa "I greet you from my heart" (Cumprimento você de coração)! O interessante é que somente pessoas do mesmo sexo cumprimentam-se assim.

Enfim, não importa o quão diferente seja o gesto.
O quão estranho possa parecer diante de nossos olhos.
O que importa realmente é observar os valores que cada cultura insere num simples gesto de cumprimentar!
Espero que tenham gostado!
Atensiosamente,
Fabricia.

Um comentário: