quinta-feira, 9 de junho de 2011

Férias chegando

Já estamos em junho, há pouco menos de um mês para a as tão aguardadas férias de inverno. E que tal deixar de lado os cobertores, os filmes e a pipoca para fazer algo diferente,conhecer lugares interessantes e não gastar quase nada?
Pensando nisso, aí vão dicas de lugares que todos gaúchos, e não gaúchos, deveriam conhecer.

Casa de Cultura Mário Quintana
Abrigada onde se localiza o prédio do antigo Hotel Magestic, na Rua dos Andradas, número 736, o prédio foi construído entre os anos de 1910 e 1933, sendo restaurado em 1990. Após a restauração, passou a abrigar um dos mais completos centros culturais do Brasil e da América Latina.
É aberto de terça a sexta, das 9h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados das 12h às 21h.


Jardim Botânico
Considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil, abriga uma grande diversidade de coleções de plantas em uma área de 39 hectares.
Encontra-se localizado na rua Salvador França, s/n. É aberto a visitação de terça a domingo, das 8h às 17h.



Parcão
Está localizado no bairro Moinhos de Vento, contornado pelas ruas 24 de outubro, Mostardeiros, Comendador Caminha, Quintino Bocaiúva e é cortado pela Avenida Goethe. O parque possui 155 mil m² compostos de infraestrutura esportiva, pistas de 400, 650 e 1100 m com contato direto com a natureza, além de campo de futebol, quadra de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, pista de patinação, mesa de ping pong. O parque conta também com playground e com a biblioteca infantil Maria Dinorah, que possui cerca de 1000 livros (inclusive com títulos em braile). A biblioteca ainda promove recreação, oficinas de artes plásticas e programação cultural.


Estátua do Laçador
Tombada em 2011 como patrimônio histórico, foi transferida em 2007 para o sítio do Laçador, uma área com 4 mil m². 
A estátua do gaúcho pilchado (baseado no tradicionalista Côrtes Paixão) se encontra na rua Marechal Teodoro, s/n e pode ser vista por todos que chegam a Porto Alegre pela BR 116 ou qeu se deslocam do aeroporto para o centro da cidade.


 
Praça da Matriz
É considerada o centro político do Estado e em seu entorno existem diversos prédios de importância histórica e social para a cidade. Nela estão localizadas a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, o Palácio Piratini, O edifício da Assembléia Legislativa, o Ministério Público, o Palácio da Justiça, o Theatro São Pedro, entre outros casarões antigos.


Redenção
São 370.000 m² de área verde repleta de árvores centenárias e espécies nativas do Rio Grande do Sul e do Brasil. O parque Farroupilha também é composto por 45 monumentos em cobre e mármore e do grandioso e belo Monumento do Expedicionário, inaugurado em 1953.
O parque conta ainda com mini-zôo, playgrounds e parque de diversão infantil. Pode-se jogar futebol, bocha, alugar bicicletas ou "apenas" curtir um domingo em família.
Aos sábados, ao longo da avenida José Bonifácio, acontece a Feira Ecológica onde são comercializados produtos intergrais, verduras sem agrotóxicos e outras variedades de produtos. Aos domingos ocorre o Brique da Redenção, uma feira de antiguidades, artes plásticas, artesanato e gastronomia que reúne mais de 300 expositores.


Usina do Gasômetro
Não há muito o que falar sobre este lugar. Todos sabem que  o mais bonito pôr-do-sol do Brasil é o de Porto Alegre e que não há melhor lugar para admirá-lo do que as margens do Guaíba sob a chaminé de 117 metros da Usina do Gasômetro.


Estádio Olímpico Monumental
Estádio do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está localizado no bairro Azenha, e é um ponto turístico imperdível para aqueles que curtem e entendem de futebol. Além de conhecer o estádio, quem for ao clube da Azenha poderá visitar a loja oficial do clube e o Memorial Hermínio Bittencourt.


Gigante da Beira-Rio
Para a outra metade do Estado, há a possibilidade de conhecer a estrutura do Beira-Rio. Andar pelas dependências do estádio que irá sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 na capital gaúcha.


Iberê Camargo
A Fundação é um dos prédio mais modernos e belos de Porto Alegre. Sua estrutura em si é uma obra de arte, além de contar com uma vista para o Guaíba.
A obra de Iberê Camargo está no acervo permanente do museu, mas há também exposições de outros artistas, que podem ser conferidas no site da Fundação.
A entrada é franca.


 Há muitos outros lugares que eu acredito que todos deveriam conhecer, como Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, MARGS, Santander Cultural, Memorial do Rio Grande do Sul, Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, Cinemateca, Museu Júlio de Castilhos, Praça da Alfândega, bairro Ipanema, Cidade Baixa...Mas como são muitos os lugares, vou mostrando-os aos poucos.
Agora, como diria o Rei Roberto Carlos, é só encontrar um amigo de fé e partir.


                                                                                                                                        Sabrina Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário