sexta-feira, 17 de junho de 2011

O resgate da dança de salão

         Em 2005, surge no programa Domingão do Faustão o quadro Dança dos Famosos, que, em pouco tempo, torna-se um fenômeno de audiência. A sua contribuição na disseminação da dança de salão é visível, na oitava edição, proporcionou que academias tivessem seu número de alunos dobrado.

         O resgate dessa cultura é fundamental para o reencontro com o passado. Os jovens podem conhecer o que seus pais viveram; quantos casais não foram embalados pela disco music, rock anos 60, lambada, forró...

         Ultimamente, o que tem chamado atenção, é a repercussão do quadro na rede social Twitter. Após as edições, quase todos os envolvidos no programa figuram entre os nomes mais comentados da rede. No último final de semana, estavam lá participantes e jurados, entre eles: Odilon Wagner, Guilherme Winter, Diogo Nogueira, Ana Furtado e Miguel Roncato. Cada um sendo citado por “n” motivos e, algumas vezes, pelo modo como dançaram ou julgaram.

         Essa mistura, internet e dança, lembra o quão interessante seria se houvesse essa hiperconexão nos anos 70 e 80, imagina centenas de pessoas se reunindo para fazer as coreografias de filmes como: Embalos de sábado à noite e Ritmo Quente. O lamentável é que essa evolução só tenha sido alcançada agora, nos chamados flash mob.

         O importante é que a mídia consiga resgatar a cultura do passado, com atrações interessantes, reavivando sentimentos adormecidos e despertando novos olhares.

Ana Elisa Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário